Efeitos da medida socioeducativa de internação: um estudo de caso

Autores

  • Thaíssa Fernanda Kratochwill de Oliveira

Palavras-chave:

DEGASE, adolescente, estudo de caso, internação

Resumo

Estudo de caso realizado de um adolescente em cumprimento de medida socioeducativa de internação em uma unidade do Novo DEGASE na cidade do Rio de Janeiro. O estudo teve por objetivo compreender os efeitos desempenhados pelo cumprimento da medida em sua vida e em seus projetos de futuro. Através do referencial teórico da psicanálise, são discutidos os eventos principais de sua vida que relacionam-se à prática de atos infracionais, bem como ao cumprimento da medida de internação. Através da oferta de um espaço de escuta clínica, notou-se que o processo de entrevistas ganhou caráter de intervenção, possibilitando ao adolescente elaborar algumas das questões trazidas durante o período de desenvolvimento do trabalho.

Biografia do Autor

  • Thaíssa Fernanda Kratochwill de Oliveira

    Psicóloga. Mestrado em psicologia pela UFRRJ (2017). Graduação em psicologia pela UFRRJ (2015). Trabalha atualmente na escola de psicanálise Formações Clínicas do Campo Lacaniano.

Revista Socioeducação

Downloads

Publicado

2019-11-02

Edição

Seção

Estudo de Caso

Como Citar

Efeitos da medida socioeducativa de internação: um estudo de caso. (2019). Revista SocioEducação, 2(02), 79-90. https://publicacoes.degase.rj.gov.br/index.php/revistasocioeducacao/article/view/107