Um olhar e um novo cuidado: Oficina do autocuidado para adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa

Autores

  • Doralice Sisnande dos Santos
  • Ana Maria Caetano Moraes

Palavras-chave:

terapia ocupacional, socioeducação, adolescente, DEGASE, baixada fluminense

Resumo

Este trabalho mostra a experiência do Setor de Terapia Ocupacional em uma unidade socioeducativa do Degase, na baixada Fluminense, com acompanhamento a adolescentes do sexo masculino, em privação de liberdade, com atendimento ampliado em saúde. Tendo no cuidado ampliado uma alternativa de fortalecimento de vínculos e afetos, atendendo necessidades básicas comuns a esta etapa de vida, com atenção focada na autonomia e independência através da oficina do autocuidado. A metodologia prevê construção participativa da rotina de trabalho, da implantação e implementação das ações em saúde, da criação das estratégias de intervenção. Encontros semanais em atividades práticas do autocuidado e visitas domiciliares aos alojamentos na unidade para levantamento de demanda específica. Conscientização permanente para automatização da proposta. Os resultados apresentam diferentes dimensões como na mudança e quebra de paradigmas no socioeducativo, na concepção dos direitos, deveres e do exercício da cidadania, do autocuidado em sua completude, associadas com a autonomia e independência dos indivíduos com práticas diárias, continuadas e coletivas.

Biografia do Autor

  • Doralice Sisnande dos Santos

    Formada em Terapia Ocupacional em 2003 pela Universidade Castelo Branco tendo experiência com adolescentes em situação de vulnerabilidade social desde 2004. Iniciou no Centro de Atendimento Intensivo Belford Roxo (CAI-Belford Roxo) em dezembro de 2012, onde liderou ativamente projetos voltados para a saúde dos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa até o momento.

  • Ana Maria Caetano Moraes

    Formada em Terapia Ocupacional em 1991 pela FRASCE - Faculdade de Reabilitação da ASCE, pós graduação em Unidade Motora pelo Instituto Brasileiro de Medicina e Reabilitação no ano de 1993. Chegando ao Centro de Atendimento Intensivo Belford Roxo (CAI-Belford Roxo) em fevereiro de 2015. Participando e ajudando no remodelamento das abordagens institucionais sobre o autocuidado dos jovens em cumprimento de medida socioeducativa desde então.

Revista Socioeducação

Downloads

Publicado

2019-11-02

Edição

Seção

Relato de Experiência

Como Citar

Um olhar e um novo cuidado: Oficina do autocuidado para adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa. (2019). Revista SocioEducação, 2(02), 92-99. https://publicacoes.degase.rj.gov.br/index.php/revistasocioeducacao/article/view/109