Identidade e Educação na História do Brasil

Autores

  • Mary Lucy Murray Del Priore

Palavras-chave:

identidade, educação, história

Resumo

Senhoras e senhores boa tarde. Agradeço ao Ministro Reis Velloso a possibilidade de me juntar aos que desejam pensar e acreditar no Brasil.

O assunto de minha fala tem a ver com a formação do que chamamos identidade brasileira e com o esquecimento de uma grande parcela de nosso cidadãos, notadamente os negros e pobres, no projeto de educação elitista que se estabeleceu entre nós, no século XIX. Minha idéia é mostrar como a ausência de uma política educacional voltada para o maior número de brasileiros, ao contrário do que se fazia entre as nações européias, impactou na baixa cidadania e na falta de adesão à idéia de “Brasil como nação de todos” (slogan adotado nas ultimas eleições).

Biografia do Autor

  • Mary Lucy Murray Del Priore

    Especialista em História do Brasil, Mary Del Priore concluiu o doutorado em História Social na Universidade de
    São Paulo e pós-doutorado na Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales, na França. Lecionou História em várias universidades brasileiras, tais como a Universidade de São Paulo, a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, e a Universidade Salgado de Oliveira. É colaboradora de periódicos nacionais e internacionais, científicos ou não. Escreveu, organizou ou colaborou em várias publicações, ganhando, com isso, títulos como o Prêmio Casa Grande & Senzala, outorgado pela Fundação Joaquim Nabuco e o Prêmio Jabuti em 1998.

Revista Socioeducação

Downloads

Publicado

2019-10-31

Como Citar