Grupos multifamiliares para responsáveis de adolescentes em conflito com a lei: Relato de experiência e proposta de intervenção

Autores

  • Ana Maria Franchi Pincolini

Palavras-chave:

Medidas Socioeducativas, Acompanhamento Familiar, CREAS

Resumo

O engajamento da família complementa e qualifica o acompanhamento socioeducativo. Este relato de experiência apresenta uma intervenção multifamiliar com responsáveis de adolescentes em cumprimento de MSE em um Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). Teve como objetivos ofertar um espaço de escuta coletivo, estabelecendo vínculos de confiança e apoio mútuos; ampliar a consciência acerca do funcionamento familiar; construir coletivamente novas estratégias de enfrentamento e diferentes práticas educativas e engajar as famílias no processo socioeducativo. Consistiu na oferta de um grupo aberto, homogêneo, totalizando sete encontros quinzenais com uma hora e meia de duração. Familiares de 17 adolescentes participaram de pelo menos um encontro, sendo que o número de famílias participantes oscilou entre três e seis, permitindo aprofundamento das discussões. Foram atingidos os objetivos propostos e, em complemento, a intervenção mostrou-se uma ferramenta válida para qualificar o acompanhamento aos jovens em MSE e contribuir para o êxito do processo socioeducativo.

Biografia do Autor

  • Ana Maria Franchi Pincolini

    Psicóloga (UFSM, 2004), Mestre em Psicologia (UFRGS, 2010), servidora pública da Fundação de Assistência Social (FAS) de Caxias do Sul, RS, onde foi gerente do CREAS, coordenando as MSE em Meio Aberto. Atualmente é Diretora de Proteção Social Especial de Média e Alta Complexidade da FAS. Também é consultora na área de Psicologia e Assistência Social e docente do Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG), onde ministra a disciplina de Psicologia Jurídica para os cursos de Direito e Psicologia.

Revista Socioeducação

Downloads

Publicado

2019-10-31

Como Citar

Grupos multifamiliares para responsáveis de adolescentes em conflito com a lei: Relato de experiência e proposta de intervenção. (2019). Revista SocioEducação, 1(01), 49-65. https://publicacoes.degase.rj.gov.br/index.php/revistasocioeducacao/article/view/92