Sobre a Adolescência e o Tráfico. O Relato de dois Percursos

Autores

  • Vitor Marinho de Amorim
  • Paulo Eduardo Viana Vidal

Palavras-chave:

adolescência, socioeducação, psicanálise

Resumo

O presente artigo apoia-se em um relato colhido em pesquisa para a dissertação de Mestrado em Psicologia de Vitor Marinho de Amorim, sob a orientação do professor Dr. Paulo Eduardo Viana Vidal, na Universidade Federal Fluminense. Trata do relato de um adolescente a respeito da sua vinculação com o tráfico, bem como da sua perspectiva sobre seu histórico familiar. Apresenta uma articulação entre a relação do adolescente com a facção criminosa à qual se declara filiado e observações psicanalíticas de Freud e Philippe Lacadée sobre o fenômeno da adolescência em si. Propõe a filiação à facção criminosa como uma alternativa encontrada na adolescência para lidar com os desencontros inerentes a essa fase do desenvolvimento subjetivo, pautado pelo gozo excessivo residente no corpo, a quebra da autoridade parental e a procura de novos paradigmas que auxiliem na significação deste gozo.

Biografia do Autor

  • Vitor Marinho de Amorim

    Mestre em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (conclusão em 2016). Graduação em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (2007). Atualmente é psicólogo da prefeitura de Volta Redonda/RJ. Tem experiência na área de Psicologia Clínica, com ênfase em saúde mental e socioeducação.

  • Paulo Eduardo Viana Vidal

    Doutor em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, professor-associado do Departamento
    de Psicologia da Universidade Federal Fluminense.

Revista Socioeducação

Downloads

Publicado

2019-10-31

Como Citar

Sobre a Adolescência e o Tráfico. O Relato de dois Percursos. (2019). Revista SocioEducação, 1(01), 93-104. https://publicacoes.degase.rj.gov.br/index.php/revistasocioeducacao/article/view/95