Entre a escola intramuros e a unidade de internação: análise das metodologias pedagógicas presentes em ambiente educacional diferenciado

Autores

  • Roseanna de Andrade Moura Silva

Palavras-chave:

metodologias pedagógicas, educação, socioeducação, adolescente

Resumo

Esse artigo tem por objetivo refletir sobre as metodologias de ensino aplicadas em unidades de internação para adolescentes em conflito com a lei a partir dos dilemas vivenciados pelos professores intramuros, com base nas dicotomias existentes entre a unidade de internação e a escola intramuros. Para atingir tal finalidade foram entrevistados professores que lecionam nessas escolas, com o intuito de compreender como discorrem sobre suas experiências e pensam suas metodologias ao atuarem em um ambiente marcado pela exclusão social e tendo suas ações constantemente limitadas em um espaço marcado pelo predomínio da Secretaria de Segurança.

Biografia do Autor

Roseanna de Andrade Moura Silva

Cientista Social pela UFRRJ e Mestranda do Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais da UFRRJ.

Revista Socioeducação

Downloads

Publicado

2019-11-02

Como Citar

Roseanna de Andrade Moura Silva, R. de A. M. S. (2019). Entre a escola intramuros e a unidade de internação: análise das metodologias pedagógicas presentes em ambiente educacional diferenciado. Revista SocioEducação, 2(02), 101-110. Recuperado de https://publicacoes.degase.rj.gov.br/index.php/revistasocioeducacao/article/view/110