A Medida Socioeducativa e o Trabalho do Assistente Social no Centro de Atendimento Socioeducativo em Pernambuco

Autores

  • Alinne Medeiros Tavares
  • Bernadete de Lourdes Figueiredo de Almeida
  • Josefa Adelaide Clementino Leite

Palavras-chave:

adolescência, medida socioeducativa, serviço social

Resumo

Com a aprovação do Estatuto da Criança e do Adolescente e do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo houve novos parâmetros para a medida socioeducativa de internação. Contudo, mesmo com os avanços legais, esta medida apresenta desafios na sua operacionalização. O assistente social é um profissional importante no acompanhamento do adolescente privado de liberdade. Entretanto, por ser um trabalhador assalariado sofre os rebatimentos de um Estado Neoliberal que fragiliza as políticas sociais e não garante condições de trabalho adequadas. Este artigo tem por finalidade contribuir na discussão acerca do trabalho profissional do Assistente Social com adolescentes autores de ato infracional a partir da experiência de Pernambuco. A discussão discorre pelo campo teórico-metodológico, ético-político e técnico-operacional da ação profissional com vistas aos múltiplos desafios relacionados à garantia de direitos dos adolescentes e suas famílias no atual contexto capitalista. A metodologia do artigo foi feita a partir de relatos de experiências em uma Unidade de Internação, de observações sistemáticas e escuta qualificada nos atendimentos técnicos aos adolescentes, fundamentados em autores e legislações pertinentes ao tema. Os resultados demonstram que os desafios na socioeducação é um problema estrutural do sistema capitalista e que o serviço social está na intermediação na garantia dos direitos neste espaço sociocupacional, os quais também sofrem os rebatimentos desse sistema.

Biografia do Autor

  • Alinne Medeiros Tavares

    Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal da Paraíba (2012). Atualmente é mestranda em Serviço Social na Universidade Federal da Paraíba e Analista em Gestão Socioeducativa em Pernambuco. Pesquisadora no Setor de Estudos e Pesquisas em Análises de Conjuntura e Políticas Sociais (SEPACOPS).

  • Bernadete de Lourdes Figueiredo de Almeida

    Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal da Paraíba (1971), mestrado em Serviço Social pela Universidade Federal da Paraíba (1984), doutorado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1990) e pós-doutorado pela PUC/SP (2004). É professora na categoria Associado do Departamento de Serviço Social em nível de Graduação e da Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal da Paraíba.

  • Josefa Adelaide Clementino Leite

    Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal da Paraíba (2008) e mestrado em Serviço Social pela Universidade Federal da Paraíba (2011). Atualmente é Analista em Gestão Socioeducativa em Pernambuco.

Revista Socioeducação

Downloads

Publicado

2019-10-31

Como Citar

A Medida Socioeducativa e o Trabalho do Assistente Social no Centro de Atendimento Socioeducativo em Pernambuco. (2019). Revista SocioEducação, 1(01), 32-47. https://publicacoes.degase.rj.gov.br/index.php/revistasocioeducacao/article/view/91