Adolescentes em Conflito com a Lei: Desbravando uma Unidade Socioeducativa

Autores

  • Aiane Eduarda Queiroz Antonio

Palavras-chave:

adolescentes, socioeducativo, Contexto Fático

Resumo

Este artigo é fruto de um trabalho de campo, pesquisa qualitativa de observação participante e entrevista semiestruturada com os profissionais que atuam em um terreno pouco explorado, as Unidades Socioeducativas de Semiliberdade que recebem adolescentes em conflito com a lei. A partir da pesquisa de campo pude perceber que apesar das mesmas se constituírem legalmente como lugares de “ressocialização” para os jovens, a passagem dos mesmos neste espaço parece contribuir para manutenção dos mecanismos de rotulação, estigmatização e sujeição criminal. Neste sentido procuro citar referenciais teóricos e os confrontar ao contexto fático apreendido por meio dos métodos de abordagem. Desse exercício constato que direito e práxis nem sempre caminham juntos e que as instituições que deveriam efetivar direitos, por vezes os viola.

Biografia do Autor

  • Aiane Eduarda Queiroz Antonio

    Bacharel em Direito (2015) e Agente Administrativo do DEGASE - RJ.

Revista Socioeducação

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Publicado

2019-10-31

Como Citar

Adolescentes em Conflito com a Lei: Desbravando uma Unidade Socioeducativa. (2019). Revista SocioEducação, 1(01), 81-91. https://publicacoes.degase.rj.gov.br/index.php/revistasocioeducacao/article/view/94