v. 5 n. 5 (2023): Revista Aú Nº 05

Capa da Revista Aú nº 5

O jogo de capoeira pode ser entendido como uma metáfora da vida. Na afinação dos instrumentos, o berimbau começa seu diálogo com os atabaques em uma preparação para a jornada da roda, para a jornada de um instante da vida. A preparação para roda e para a vida, já é roda, já é vida. É processo formativo.

A revista Aú é editada pelo Núcleo de Estudos Afro-brasileiros do DEGASE – NEAB-D, um setor da Divisão de Projetos e Programas em Equidade - DIVPPE, vinculado à Escola de Gestão Socioeducativa Professor Paulo Freire – ESGSE, órgão do Departamento Geral de Ações Socioeducativas – DEGASE. A ESGSE é responsável pela formação dos servidores do DEGASE e da comunidade socioeducativa do estado do Rio de Janeiro. A revista Aú é parte do processo formativo continuado da Escola de Gestão Socioeducativa Professor Paulo Freire.

Nesta edição, a questão principal é o contraponto entre racismo e antirracismo. O tema é resultado do V Curso de Estudos Afro-brasileiros e Socioeducação: A construção do racismo e da luta antirracista, promovido pelo NEAB-D.

A revista Aú, número 5, é uma homenagem ao griô Aderaldo Gil e sua passagem pelo plano terreno. O professor Aderaldo está presente nas seções Roda, na qual dividimos um artigo, na seção Aruanda, onde é homenageado pela pesquisadora Juliana Vinuto e na seção que ele assina, Seção Berimbau, onde conta histórias do Movimento Negro brasileiro contemporâneo e, dividimos, também este texto de apresentação. Aderaldo nos deixou em junho de 2023, foi para o Òrun encontrar com Abdias, Januário, Azoilda, Lélia e tantos outros companheiros e companheiras da luta antirracista.

O jogo está aberto, no giro da vida chegamos a mais uma revista Aú.

Boa leitura!!!

Publicado: 2023-11-17

Edição completa

Expediente

Apresentação

Seção Caxinguelê

Seção Capoeiras