v. 6 n. 6 (2024): Revista Aú Nº 06

Capa da Revista Aú nº 6

A vida exige que tenhamos jogo de cintura, que saibamos que não existe um só modo de solucionar situações. Em alguns momentos, devemos ser duros e, em outros momentos, a ginga e a fluidez serão os nossos pontos de transformação. O provérbio bantu africano “A árvore que se dobra com o vento não se quebra” representa o que entendemos por estar em “estado de Aú”. Um processo formativo continuado em relações étnico-raciais tendo a cultura afro-brasileira como centro. É essa a prática que nos move.

            Nesta edição, o I Seminário Socioeducação e Relações Étnico-raciais, evento organizado pelo Núcleo de Estudos Afro-brasileiros do DEGASE -NEAB-D, pela Escola de Gestão Socioeducativa -ESGSE e pelas Coordenações de Atenção em Saúde Integral e Psicossocial - COOSIP e de Educação, Cultura, Esporte e Lazer – COOECEL do DEGASE, acontecido em dezembro de 2023, no auditório da Procuradoria-Geral do Estado – PGE Rio de Janeiro, serve como guia. As relações étnico-raciais e o racismo estrutural e estruturante na sociedade brasileira, bem como sua interface com as Políticas Públicas, com especial ênfase na Socioeducação, motivaram o seminário e dão o tom da Aú, número 6.

             Reverberamos, na Seção Aruanda, as falas dos palestrantes do Seminário, enquanto, na Seção Treinel, a audiência do Seminário assume o protagonismo. Nas seções Berimbau, Caxinguelê, Aruanda, Capoeiras e Zum zum zum, o nosso time de articuladores mantém o jogo em alta e professores e professoras de universidades públicas e privadas de qualidade seguem o ritmo.

Neste número, inauguramos a seção Volta ao Mundo. A seção, com textos do Prof. Raul Japiassu Câmara, terá a história da Socioeducação como mote de reflexão sobre racismo no Brasil. O texto de abertura da seção tem o sugestivo título “Conter para regenerar: seria a missão das primeiras instituições federais de menores?”.

Na capa da revista Aú, temos a imagem da grande escritora Conceição Evaristo em um abraço afetuoso em sua filha Ainá. A imagem captada por Adriana Medeiros faz parte da exposição “Negras(fotos)grafias”, da Coletiva de Fotógrafas Negras, que tem curadoria de Simone Ricco e Bárbara Copque. A exposição ocupa a nossa seção Galeria Januário Garcia.

Envergando sem quebrar, chegamos a mais uma revista Aú.

Boa leitura!!!

Publicado: 2024-11-05

Edição completa

Expediente

Sumário

Seção Berimbau

Seção Caxinguelê

Seção Capoeiras

Seção Zum-zum-zum

Galeria Januário Garcia

Ficha Técnica