Os impactos da desumanização de crianças e adolescentes negros no acesso e permanência nas políticas educacionais no Brasil
Palavras-chave:
educação, políticas públicasResumo
Os dados oficiais demonstram que negros estão em constante posição de desigualdade na sociedade brasileira. A última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua, 2021) nos demonstra que os negros (56,1% do total populacional nacional) compõem os maiores índices de desocupação (16%), enquanto o percentual dos brancos são 11,3%, e a média total de 14%. Os valores de salários/rendimentos são menores tanto em relação aos brancos, quanto à média da população total (R$3.009 para os brancos, R$2.406 de média nacional e R$1.804 para os negros).
Referências
ALMEIDA, Silvio. O que é racismo estrutural. Belo Horizonte: Letramento, 2018.
FANON, Franz. Pele negra, máscaras brancas. Salvador: EDUFBA, 2008.
FREIRE, Paulo. Ação cultural para liberdade e outros escritos. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.
GORENDER, Jacob. A escravidão reabilitada. São Paulo: Expressão popular, Fundação Perseu Abramo, 2016.
GUIMARÃES, Antonio Sérgio. Preconceito de cor e racismo no Brasil. Revista de Antropologia, v. 47, n. 1, p. 9-43, 2004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ra/a/B8QfF5wgK3gzDNdk55vFbnB/?lang=pt. Acesso em: 18 abr. 2024.
HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir: A educação como prática de liberdade. São Paulo: Martins Fontes, 2013.
IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – PNAD Contínua. Brasília, DF: IBGE, 2021.
INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA (IPEA). Retrato das desigualdades de gênero e raça. 4ª ed. Brasília: Ipea, 2011. 39 p.
PAULA, Aline Batista de. Serviço Social, educação e racismo: uma articulação necessária. Revista em Pauta: teoria social e realidade contemporânea, [S. l.], v. 18, n. 45, 2020. DOI: 10.12957/rep.2020.47223. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistaempauta/article/view/47223. Acesso em: 18 abr. 2024.
ROMAO, José Eustáquio. Razões Revolucionárias e a descolonização das mentes. In: ROMÃO, J. E.; GADOTTI, M. (org.) Paulo Freire e Amílcar Cabral: a descolonização das mentes. São Paulo: Editora e Livraria Instituto Paulo Freire, 2012.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Aú
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.