Os impactos da desumanização de crianças e adolescentes negros no acesso e permanência nas políticas educacionais no Brasil

Autores

  • Aline Batista de Paula UERJ

Palavras-chave:

educação, políticas públicas

Resumo

Os dados oficiais demonstram que negros estão em constante posição de desigualdade na sociedade brasileira. A última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua, 2021) nos demonstra que os negros (56,1% do total populacional nacional) compõem os maiores índices de desocupação (16%), enquanto o percentual dos brancos são 11,3%, e a média total de 14%. Os valores de salários/rendimentos são menores tanto em relação aos brancos, quanto à média da população total (R$3.009 para os brancos, R$2.406 de média nacional e R$1.804 para os negros). 

Biografia do Autor

  • Aline Batista de Paula, UERJ

    Assistente social; Doutora em Serviço Social pela Universidade do Estado do Rio de  Janeiro - UERJ; Professora-Adjunta da Faculdade de Serviço Social da Universidade do Estado do  Rio de Janeiro; Coordenadora do Programa de Estudos e Debates dos Povos Africanos e Afro-americanos - UERJ.

Referências

ALMEIDA, Silvio. O que é racismo estrutural. Belo Horizonte: Letramento, 2018.

FANON, Franz. Pele negra, máscaras brancas. Salvador: EDUFBA, 2008.

FREIRE, Paulo. Ação cultural para liberdade e outros escritos. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.

GORENDER, Jacob. A escravidão reabilitada. São Paulo: Expressão popular, Fundação Perseu Abramo, 2016.

GUIMARÃES, Antonio Sérgio. Preconceito de cor e racismo no Brasil. Revista de Antropologia, v. 47, n. 1, p. 9-43, 2004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ra/a/B8QfF5wgK3gzDNdk55vFbnB/?lang=pt. Acesso em: 18 abr. 2024.

HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir: A educação como prática de liberdade. São Paulo: Martins Fontes, 2013.

IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – PNAD Contínua. Brasília, DF: IBGE, 2021.

INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA (IPEA). Retrato das desigualdades de gênero e raça. 4ª ed. Brasília: Ipea, 2011. 39 p.

PAULA, Aline Batista de. Serviço Social, educação e racismo: uma articulação necessária. Revista em Pauta: teoria social e realidade contemporânea, [S. l.], v. 18, n. 45, 2020. DOI: 10.12957/rep.2020.47223. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistaempauta/article/view/47223. Acesso em: 18 abr. 2024.

ROMAO, José Eustáquio. Razões Revolucionárias e a descolonização das mentes. In: ROMÃO, J. E.; GADOTTI, M. (org.) Paulo Freire e Amílcar Cabral: a descolonização das mentes. São Paulo: Editora e Livraria Instituto Paulo Freire, 2012.

Downloads

Publicado

2024-11-05

Edição

Seção

Seção Roda

Como Citar

Os impactos da desumanização de crianças e adolescentes negros no acesso e permanência nas políticas educacionais no Brasil. (2024). Revista Aú, 6(6), 14-23. https://publicacoes.degase.rj.gov.br/index.php/revistaau/article/view/Os-impactos-da-desumanizacao-de-criancas-e-adolescentes-negros