SIDNEY TELES: O Sonho e a Ousadia... Um Capitulo à parte na Socioeducação

Autores

  • Guimaraescamposs DEGASE

Palavras-chave:

socioeducação, direitos

Resumo

O ano? 1994... E o primeiro concurso para um novo Departamento se anunciava: era o DEGASE que, em seu principal escopo, inaugurava a instrumentalização da Lei 8.069/90, que instituía o Estatuto da Criança e do Adolescente, uma específica legislação menoril, que, à luz das convenções internacionais, tornava crianças e adolescentes "sujeitos de direitos".   

A nova legislação transformava a figura do "menor" em crianças e adolescentes "sujeitos de direitos". Portanto, a Lei 8.069/90 antecede à criação do DEGASE. A legislação menoril foi gestada na esteira da organicidade dos diversos setores da sociedade civil organizada. Podemos afirmar que o DEGASE é resultado desse processo... Dentro desse contexto, certifica-se a presença do, então, educador social Sidney Teles que inicia a luta no campo do protagonismo infanto-juvenil, também, muito antes da criação do DEGASE. O educador social inicia a trajetória através do "Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua": nesse lugar, o Sidney Teles cerra fileiras, na construção de um novo olhar no campo da infância e das juventudes.        

Biografia do Autor

  • Guimaraescamposs, DEGASE

    Escritor e poeta com 5 livros publicados. Licenciado em Português--Literatura – Espanhol (UERJ) e em Pedagogia (UERJ). É Terapeuta em Programação Neurolinguística - PNL e Educador. Possui Especialização Em Atenção Social e Psicossocial (FIOCRUZ). Agente de Segurança Socioeducativo do DEGASE.

Downloads

Publicado

2024-11-05

Edição

Seção

Seção Aruanda

Como Citar

SIDNEY TELES: O Sonho e a Ousadia... Um Capitulo à parte na Socioeducação. (2024). Revista Aú, 6(6), 124-132. https://publicacoes.degase.rj.gov.br/index.php/revistaau/article/view/SIDNEY-TELES-o-sonho-e-a-ousadia