Proposições do debate racial e escola: epistemologia (e/ou metodologia) em prol da educação pública a partir da periferia

Autores

  • Patrícia Elaine Pereira dos Santos SUPEERG/UERJ

Palavras-chave:

racismo, escolaeducação, epistemologia

Resumo

O texto é uma provocação em pensarmos sobre a escola pública diante do debate racial. Mais precisamente, a escola como espaço de legitimação de conhecimentos, podendo torná-los pluridiversos e coletivos, em que seus sujeitos, em todas as esferas, produzam a pedagogia da convivência como princípio ativo na inserção dos conhecimentos, sobretudo raciais, pautado pelas legislações brasileiras, mas também pelos corpos e trajetórias negras que incidem dentro da escola, sobretudo na figura discente. O texto é uma provocação a partir da experiência com pesquisas em escolas públicas e, mais precisamente, com o olhar com mais afinco sobre a pesquisa iniciada em 2018 com pesquisadores negros em escolas públicas situadas em periferias e favelas. Não é uma resposta fechada  nem certezas absolutas que embalam o texto, são brechas, provocações, questionamentos provocando ideias para uma escola laica e democrática. 

“Ah! Aquela hora era bem a hora infinita da Esperança!” (Cruz e Souza)

Biografia do Autor

  • Patrícia Elaine Pereira dos Santos, SUPEERG/UERJ

    Mãe da Ashia e Mahin. Professora adjunta do Departamento de Educação da Faculdade de Formação de Professores em São Gonçalo, atuando com as disciplinas de didática, estágio, pesquisa, currículo e relações raciais. Atualmente, Superintendente de Equidade Étnico-racial e de Gênero (SUPEERG) da c. Gosto de lembrar que vivi “minha passagem” pelo DEGASE como pedagoga (2012-2015).

Referências

ALVES, Eduardo. A Centralidade do comum e a metamorfose do inseto. Rio de Janeiro: Observatório de Favelas, 2018. Disponível em: http://of.org.br/noticias-analises/a-centralidade-do-comum-e-a-metamorfose-do-inseto/. Acesso em: 18 nov. 2018.

CARNEIRO, Aparecida Sueli. Dispositivo de racialidade: a construção do outro como não-ser como fundamento do Ser. Rio de Janeiro: Zahar, 2023.

FERNANDES, Fernando et al. O paradigma da potência e a pedagogia da convivência, Revista Periferias, 2018. Disponível em: http://imja.org.br/revista/materia/o-paradigma-da-potencia-e-a-pedagogia-da-convivencia/. Acesso em: 20 ago. 2019.

GOMES, Nilma Lino. Diversidade étnico-racial e Educação no contexto brasileiro: algumas reflexões. In: GOMES, Nilma Lino. Um olhar além das fronteiras: educação e relações raciais. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. p. 97-110.

GOMES, Nilma Lino. Relações étnico-raciais, educação e descolonização dos Currículos. Currículo sem Fronteiras, v. 12, p. 98-109, jan./abr. 2012. Disponível em: http://www.acaoeducativa.org.br/fdh/wp-content/uploads/2012/11/curr%C3%ADculo-e-rela%C3%A7%C3%B5es-raciais-nilma-lino-gomes.pdf. Acesso em: 27 abr. 2017.

HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2013.

HOOKS, Bell. Ensinando pensamento crítico: sabedoria prática. São Paulo: Elefante, 2020.

LEMBRANDO Luiza Bairros – 12 de Julho de 2016. Portal Géledes, Mulher Negra, 12 jul. 2019. Disponível em: https://www.geledes.org.br/lembrando-luiza-bairros-12-de-julho-de-2016/. Acesso em: 20 jul. 2019.

MARCHART, Oliver. El pensamiento político posfundacional: la diferencia política en Nancy, Lefort, Badiou y Laclau. 1. ed. Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica, 2009.

MORAES, Marcelo José Derzi. Democracias espectrais: por uma desconstrução da colonialidade. Rio de Janeiro: NAU Editora, 2020.

MORAIS, Max Willa; PINTO, Marinazia Cordeiro. Currículo e Projeto Político Pedagógico: Programa de Experimentação, Transgressão e Potência da Periferia. In: SANTOS, Patrícia Elaine Pereira et al.(orgs.). Pesquisadoras da educação na escola pública: desafios na produção de conhecimento a partir das periferias. Rio de Janeiro: Mórula, 2019. p. 42.

NOGUERA, Renato. Denegrindo a filosofia: o pensamento como coreografia de conceitos afroperspectivistas. Griot: Revista de Filosofia, Amargosa, v. 4, n. 2, p. 1-19, dez. 2011.

SILVA, Ana Beatriz; EXALTAÇÃO, Edmeire Oliveira. A escola pública periférica como “lugar outro” de resistência e outras práxis. In: SANTOS, Patrícia Elaine Pereira et al.(orgs). Pesquisadoras da educação na escola pública: desafios na produção de conhecimento a partir das periferias. Rio de Janeiro: Mórula, 2019. p. 51.

SILVA, Rodrigo Torquato de. Escola-favela e favela-escola: “esse menino não aprende”. Petrópolis: De Petrus et Alii; Rio de Janeiro: FAPERJ, 2012.

SOUZA, Cruz e. Emparedado. In: Coleção Pensamento Preto: epistemologias do renascimento africano. São Paulo: Diáspora Africana- Editora Filhos da África, 2023.

Downloads

Publicado

2024-11-05

Edição

Seção

Seção Roda

Como Citar

Proposições do debate racial e escola: epistemologia (e/ou metodologia) em prol da educação pública a partir da periferia. (2024). Revista Aú, 6(6), 34-49. https://publicacoes.degase.rj.gov.br/index.php/revistaau/article/view/Proposicoes-do-debate-racial-e-escola