v. 2 n. 02 (2017): Revista Aú Nº 02
A edição número 2 da revista Aú está no ar! Tal qual a saída da base para o acerto do golpe, o movimento da Aú, no seu intervalo anual, trás nesse número uma variedade de textos.
Na capa, a arte do fotógrafo Jorge Ferreira, em obra sem título, nos abre a possibilidade de batizar o gesto expressivo de uma mão ao tocar um objeto.
Renato Noguera, Babalawô Ivanir dos Santos, Cintia Barreto, Thaís Linhares, Raul Japiassu e Marcos Antonio da Costa Santos, professores do curso A Representação do Negro na sociedade brasileira e Antirracismo traduzem em texto suas aulas na seção Roda.
A seção Treinel mostra-se como um mosaico amplo da temática do referido curso. No giro das aulas, nove artigos foram gerados pelos alunos, todos servidores do Degase. Os artigos versam de maneira perspicaz sobre o combate ao racismo e a educação das relações étnicos-raciais por vieses diferenciados. Da dança à religião, das ações afirmativas à filosofia, passando, também, por narrativas negras nos sambas enredos das escolas de samba do Rio de Janeiro e ao cotidiano laboral de unidades do sistema socioeducativo.
Criações realizadas na oficina de poesia A descoberta de um(a) poeta, atividade coordenada pela psicóloga Aline Monteiro Garcia, no Centro de Socioeducação Professor Antonio Carlos Gomes da Costa - CENSE PACGC, unidade para adolescentes femininas, se aliam as fotos da exposição A Nossa Visão, imagens realizadas por adolescentes cumprindo medida socioeducativa, de diversas unidades do Degase, coordenada pelo fotógrafo Alex Marcos. É a seção Caxinguelê.
Com textos-homenagens à Lélia Gonzalez, Iolanda de Oliveira, Mãe Beata de Yemonjá e Mestre Vieira, a ancestralidade é foco na seção Aruanda.
Fechando a revista, Simone Rico nos brinda com uma abordagem impar da obra de Lima Barreto.
Boa leitura!