v. 4 n. 04 (2021): Revista Aú Nº 04

					Visualizar v. 4 n. 04 (2021): Revista Aú Nº 04

Chegamos ao quarto número da Aú. Continuamos com movimentos firmes e com gingado constante na função, pois na capoeira não se pode ficar parado. Dessa maneira, nesse número, imprimimos mudanças significativas na visualidade e no formato da revista. Com o objetivo de alcançar movimentos ágeis e precisos, tal qual acontece em um bom jogo de capoeira, colocamos na revista menus interativos que saltam de seção para seção e de página a página. 

A revista se mantém como uma combinação de múltiplas referências. Apresenta ações do NEAB-D e de parceiros externos que tenham correlação com o nosso principal objetivo: o combate ao racismo.

Nesta edição, o tema principal são as Ações Afirmativas. O tema é fruto do IV Curso de Estudos Afro-brasileiros e Socioeducação: Ações Afirmativas no combate ao racismo, promovido pelo NEAB-D em fins do ano de 2019.

            Na primeira seção, Seção Roda, temos a honra de ter Carlos Alberto Medeiros em inspirado artigo basilar sobre o Movimento Negro Brasileiro. Junto a Medeiros, Maria Priscila dos Santos Jesus, Matheus Guarino Sant’Anna Lima de Almeida e Raul Japiassu Câmara, todos professores no curso, delineiam o tema, ampliando e traçando possibilidades diversas.

            A segunda seção, Seção Treinel, mostra trabalhos de cinco estudantes do Curso Ações Afirmativas no Combate ao Racismo. As reflexões acerca do tema abrem um leque de pontos de vista que vão da defesa e ampliação das ações afirmativas à maternidade negra.

            Na Seção Caxinguelê, Dayse Marcello, escritora, psicóloga e socioeducadora do Degase, traz um panorama da experiência do Teatro Socioeducativo, uma das mais relevantes e longevas experiências do sistema socioeducativo fluminense. Dayse esmiúça a gênese do projeto que na atualidade conhecemos como a Companhia Teatral Nós do CAI.

            Permeando a Aú, neste número, na Seção Aruanda, voltada a dar destaque a personalidades negras que contribuem ou contribuíram na valorização da luta antirracista, no saber e na cultura negra, o feminino assume o protagonismo, tanto na escrita, quanto nas homenagens.  Carolina Maria de Jesus, Mãe Darabi, Ana Maria Gonçalves e Leda Maria Martins nos chegam em textos assinados por Letícia Montes Penha, Luzi Borges, Nélida Capela e Roberta Aleixo.

            Na Seção Berimbau, o historiador, professor do Degase e coeditor da revista Aderaldo Gil – Aderaldo Pereira dos Santos, avança em mais um capítulo da história do Movimento Negro Brasileiro. O destaque nesta edição é para Abdias Nascimento e o Teatro Experimental do Negro – TEN.

            Na Seção Zum, zum, zum, a força da música africana sinfônica na corte imperial do Brasil é apresentada por Spírito Santo.

            Na capa da Aú, temos Oxaguian, reprodução da ilustração de Sandro Lopes para a capa do livro Os Orixás sob o céu do Brasil[i]. Infelizmente, Sandro nos deixou no auge de sua criação, prematuramente, aos 41 anos por complicações da Covid 19.

            Com a revista fechada recebemos a triste notícia da partida de Januário Garcia. Nos últimos 50 anos, o fotógrafo e artista esteve presente com suas lentes e opiniões nas principais ações do Movimento Negro Brasileiro. Para lembrar Janu, criamos a Galeria Januário Garcia, uma singela homenagem com fotos de Mariana Maiara, Jorge Ferreira e do acervo do NEAB-D e textos de Aderaldo Gil, Mariana Maiara e Luís Cláudio de Oliveira.

            No mais, desejamos boa leitura!!!!

André Porfiro e Aderaldo Gil - editores

[i] Agradecemos a Flavia Lopes, Marion Villas Boas Sá Rego e Carolina Maluf pela cessão da ilustração Oxaguian, de Sandro Lopes, como capa da revista.

Publicado: 2021-10-01

Expediente

Apresentação

Seção Berimbau

Seção Zum-zum-zum

Galeria Januário Garcia